terça-feira, 30 de setembro de 2008

Atitude com Raça




O Projeto "ATITUDE COM RAÇA" é uma ação conjunta de cidadania e conscientização sócio-política, através da realização de oficinas afro-culturais, esportes, arte-educação, saúde, reeducação alimentar, recreação para as crianças e atendimento jurídico para comunidades com poucas atividades, projetos e programas de conscientização e entretenimento, especialmente para a juventude, que tenha a maioria da sua população afrodescendente. Sua primeira versão foi realizada no Centro Sócio-Educacional Marcelino Champagnat (CMC), localizado em Terra Vermelha - Vila Velha /ES, no dia 28 de setembro de 2008.
O evento foi realizado pelo CMC, pela Casa Brasil Unidade Terra Vermelha, Complexo Sócio-Educacional Maná Cosem, pela Nação Zumbi OJAB e pelo Grupo de Gestores da Região V de Vila Velha.
As atividades iniciaram pela manhã com as oficinas de DJ, com o DJ Jack, mostrando um pouco do trabalho de um dos elementos do Hip Hop. Os MC’s não ficaram para traz e mandaram ver numa roda de rimas, a garotada não agüentou e mandou ver também.
Em outro espaço rolou uma oficina de graffiti, onde a galera produziu suas assinaturas (ou tag’s) com letras estilizadas. Na parte da tarde graffitaram numa das paredes da quadra.
A galera de B-Boys, que vieram de vários lugares da Grande Vitória, deram um show a parte, e a criançada não ficou de fora. É claro!

Na quadra, pela manhã, rolou o torneio de futsal para as categorias 10-11 anos e 12-13, que infelizmente por falta de organização e por falta de tempo, foi adiado para a próxima sexta dia 10 de outubro. Os jogos estavam nas semi finais, quando a coisa embolou.

Houve também atendimento jurídico feito pela Defensoria Pública do Governo do Estado do Espírito Santo.

O bazar foi movimentado o dia inteiro, e a nossa guerreira Simone, que com muita ajuda preparou as crianças que desfilaram, com tranças, acessórios e roupas.

Rolaram apresentações culturais com os grupos “As meninas do CMC”, Face Oposta com Alex MC e Rubinho, Preta Roots com Lil'Ray e P.Drita, Unção Verbal com Ricardo e Lucas, Lado Beco com MC Jack e Lil'Ray, Conceito Periférico com Júnio, Engatilhados da Rima com Jardel e Bruno, Filhos do Gueto, Virtude Periférica, e ainda com as presenças de Garcia Gan, Kamály e o Negritude Ativa.
Houve também uma roda de capoeira organizada pelo Didico, além de apresentações de diversos B-Boys.

O desfile da Beleza Negra contou com 03 categorias, o infantil feminino, infanto-juvenil feminino e infanto-juvenil masculino. Foram 21 participantes nas três categorias. A premiação para os primeiros colocados foi um computador usado, dados pela Casa Brasil Unidade Terra Vermelha, os segundos e terceiros ganharam cd's de Hip Hop. Foram 04 juízes que julgaram o desempenho durante o desfile, destacando a simpatia o penteado e a roupa.

Categoria Infantil feminino
1º – Ana Vitória Jesus Loiola – 03 anos
2º – Rafaela Francis Rodrigues Barcelos – 08 anos
3º - Aline Matos Pereira e Rainara Rodrigues

Categoria Infanto-juvenil masculino
1º – Israel Vieira Belmonte – 11 anos
2º – Rafael Ferreira de Jesus – 16 anos
3º – Warlei Xavier Oliveira – 9 anos

Categoria Infanto-juvenil feminino
1º – Jessica pereira Gonzaga – 15 anos
2º – Crislaine Angelo
3º – Katyane Cristine Pereira – 13 anos

Nenhum comentário: