quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Oficina de animação em Stop Motion


Iniciou no último dia 10 de novembro a primeira Oficina de Animação do Estúdio Multimídia da Unidade Vila Velha do Projeto Casa Brasil. Estão participando 10 adolescentes do Centro Sócio-Educacional Marcelino Champagnat e bolsistas da unidade. A Oficina está sendo ministrada por Lucas Bonini, que juntamente com Marcos Valério desenvolvem um projeto de animação nas escolas públicas municipais.

As aulas são realizadas no período vespertino e encerrará no dia 15 de dezembro. No mesmo mês será realizada uma mostra das animações no Teatro Municipal de Vila Velha, que contará com exibições de todas as animações produzidas nas oficinas.

As animações serão feitas em Stop Motion que é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando. Essa ilusão de movimento é devida à Persistência Retiniana. Quando a retina dos seus olhos está excitada pela luz ela envia impulsos para o cérebro, que por sua vez, são interpretados como imagem pelo córtex cerebral. As células da retina continuam a enviar impulsos mesmo depois da luz ser removida. Isso continua por algumas frações de segundos até as células da retina voltarem ao normal. Enquanto isso, o cérebro continua a receber estímulos da retina, e estes impulsos permanecem como uma imagem vinda da fonte luminosa, caracterizando assim o fenômeno da Persistência Retiniana. Por isso, se nesse intervalo de permanência da imagem nós sobrepusermos uma nova figura, tem-se a ilusão de movimento.

Aproveitando-se dessa ilusão, foram criadas as mais diversas técnicas para se fazer um filme de animação. Só na animação Stop Motion, já foram criadas animações com recortes, com bonecos, massinha, arame, objetos, etc.

Em breve disponibilizaremos as animações produzidas.

Nenhum comentário: